Um canarinho sem forças pra voar

Eis que, em vésperas de finais de estaduais e foco total das equipes brasileiras na Libertadores e Copa do Brasil, surge mais um incrível (pero no mucho) amistoso da Seleção Brasileira e mais uma convocação de jogadores atuantes no país.

http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/04/r10-e-neymar-sao-chamados-para-amistoso-da-selecao-contra-o-chile.html

Acho que desestabilização deveria ser o verdadeiro nome de amistosos desse tipo.

Primeiro porque muitas equipes dependem de seus jogadores e vêem neles a garra e a motivação de toda a equipe (como o Neymar para o Santos, por exemplo).

Segundo, porque a probabilidade dessa seleção convocada para o jogo do dia 24 ser a mesma a enfrentar, em junho deste ano, os times da Copa das Confederações é mínima. Ou alguém ainda acredita que Daniel Alves, David Luiz, Hulk, Lucas, Marcelo, Thiago Silva e cia ficarão de fora do time principal!? Não digo por merecimento pleno, mas por fatores que não estão ao nosso alcance, eles terão um lugarzinho reservado no time de Scolari.

Terceiro, o Brasil vai enfrentar, nesse último teste, a incrível e magnífica seleção chilena. Apesar de eu acreditar que nenhum jogo é fácil, não é nem um terço do risco de pegar uma seleção forte, estruturada e desenvolvida como uma Espanha. Então não há muito no que se espelhar para uma referência de equipe ideal, ou mesmo se orgulhar com uma vitória (que não é mais que a obrigação, diga-se de passagem).

Cada novo time formado, um novo desafio a ser enfrentado e uma demanda de tempo para que exista um entrosamento mínimo se faz necessária. Hoje uma convocação com atuantes no futebol brasileiro, amanhã, jogadores de clubes de diferentes lugares do mundo, não há equipe que se estruture de forma decente.

Talvez Pelé tenha razão ao dizer que, para a Copa das Confederações. bases de clubes de sucesso como o Atlético-MG e Corinthians devam ser aproveitadas. Talvez estrelas isoladas não queiram formar uma só constelação. Talvez seja o momento do país acordar e perceber que nosso futebol não é mais aquela coisa mágica que nos enche de esperança.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s